Início » Blog » Evite erros ao escolher uma escola, entenda os 10 critérios que você deve observar

Com base em referências internacionais do Washington post e artigos especializados, listamos aqui 10 maneiras de identificar uma boa escola.

1. Um bom diretor

Quando visitar a escola, busque passar pelo menos 30 minutos com o diretor. Cinco ou mais anos de experiência na escola é um bom sinal. Se a escola teve mais de dois diretores nos últimos cinco anos, isso é um mau sinal. Seja particularmente cauteloso se o diretor não tiver 30 minutos para vê-lo. Eu mantenho isso e nunca tive diretores reclamando que não conseguiam lidar com isso.

2. Como você se sente na escola

Não desconsidere o humor e a atmosfera. A escola parece organizada? Os professores são simpáticos? As crianças parecem felizes?

3. Pais com participação ativa na vida escolar

Nunca coloque seu filho em uma escola sem falar com pelo menos dois pais que já tem seus filhos estudando lá, incluindo pelo menos um membro ativo da Associação de Pais e mestres. Se você não houver uma associação de pais e mestres ou organização equivalente, procure saber mais.

Para saber mais sobre como se manter conectado com a vida escola do seu filho, vejo o nosso artigo sobre as 5 maneiras de se manter conectado à vida escolar do seu filho.

4. Bons professores

Se as pontuações médias da escola estão no percentil 70, ou estão aumentando ano a ano, isso é um bom sinal. No entanto, o mais importante é a qualidade dos professores que seu filho provavelmente terá, pergunte a pais experientes sobre eles.

Quatorze anos de foco mais intenso em resultados de testes na história dos EUA me ensinaram a desconfiar dos resultados. Algumas escolas com ótimas notas não são tão boas e vice-versa. Deixe os pais serem o seu guia.

5. Uma biblioteca bem abastecida e bem usada

Existem livros e computadores suficientes para todos? Quantos alunos estão usando? Uma biblioteca cheia de crianças é sinal de saúde, isso sempre será verdade.

6. Aproveitando cada Minuto

Há aulas pré-escolares para alunos com necessidades especiais? Há aulas particulares disponíveis no almoço ou depois da escola? Há sessões aos sábados? Uma escola ativa durante o verão? Esses são todos indicadores de que a escola quer fazer mais do que somente o básico

7. Um espaço para todos

Existem aulas aceleradas? Serviços para alunos superdotados? Eles estão disponíveis para todos os alunos que os desejam, não apenas para aqueles que têm notas altas? Procure sinais de enriquecimento fora da sala de aula – musicais estudantis, publicações e competições esportivas.

8. Conexões com Adultos.

Algumas escolas estabeleceram sistemas para garantir que pelo menos um funcionário da escola – um professor, um conselheiro, um auxiliar, um treinador – conheça bem cada criança e sua família. Essas escolas são joias raras e mantém uma abordagem que faz a diferença.

9. Segurança

Se você se sente confortável vivendo em sua comunidade, então a escola do bairro quase certamente será segura o suficiente para você. Se você estiver olhando para uma escola longe de casa, converse com os pais que enviam seus filhos para essa escola para ver se a escola está em um local seguro.

10. Ouça seu coração

A escola pode passar em todos esses testes e você ainda não tem certeza. Se houver outra escola que você goste mais, mesmo que não pareça tão boa no papel, vá lá. Como seu filho vai se sentir confortável com a escola se você não estiver?

Esse artigo é uma adaptação do post “12 ways to identify a good school” do Washington post. Acesse o conteúdo original e apoie os criadores de conteúdo.