Início » Blog » Entenda quais são as 9 características que escolas de sucesso têm em comum

Entenda quais são as 9 características que escolas de sucesso têm em comum

Quer ter uma escola de sucesso? Você está procurando trabalhar para um sistema escolar de sucesso? Confira aqui as 9 características que escolas de sucesso têm em comum.

Escolas bem-sucedidas geralmente têm líderes exemplares à sua frente, mas outros fatores também definem ambientes de aprendizagem eficazes. Um estudo realizado pelos Estados Unidos  descobriu que as escolas bem-sucedidas, que tiveram bom desempenho nos testes oficiais, tinham nove características em comum.

1. Objetivo e visão comum

Todos na escola – alunos, professores e administradores – compartilham um objetivo e uma visão comuns. A declaração de missão individual da escola foi elaborada coletivamente com contribuições fornecidas por muitas partes interessadas.

2. Padrões elevados

Todos na escola acreditam que todos os alunos podem alcançar e atingir padrões elevados. Os alunos são incentivados a seguir rigorosamente os cursos de estudo apropriados para a série e mantém uma forte discplina.

3. Liderança proativa

A liderança da escola é proativa na busca de soluções e é eficaz na promoção do sucesso entre todos os envolvidos: alunos, funcionários e partes interessadas. Em uma escola de alto desempenho, a liderança é assumida em muitos níveis e não se limita apenas a um diretor; professores e outros funcionários são incentivados a assumir responsabilidades de liderança.

4. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é aparente. Todos na escola trabalham juntos, comunicam-se eficazmente uns com os outros e colaboram para garantir o sucesso dos alunos.

5. Expectativas de ensino

O currículo está de acordo com os padrões definidos pelo Ministério da Educação e orgãos relacionados. Os professores entendem os procedimentos de avaliação do estado e usam métodos instrucionais eficazes baseados em pesquisas para apoiar o desempenho dos alunos nas medidas de avaliação.

6. Avaliação contínua

Os alunos são avaliados continuamente e recebem apoio sempre que necessário. Os professores fazem ajustes em seus métodos de ensino para garantir que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado.

7. Treinamento constante da equipe de ensino

A equipe de ensino recebe oportunidades de desenvolvimento profissional de acordo com a visão e a missão educacional da escola. O aprendizado contínuo da equipe coincide com a direção da escola.

A equipe se ensino é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, entenda no artigo “Os 5 fortes sinais de que o professor do seu filho está fazendo um bom trabalho” o que observar durante o ensino do seu filho.

8. Ensino personalizado

Os alunos são tratados com respeito e se sentem ligados à equipe. O aprendizado é personalizado para atender às necessidades individuais dos alunos. As turmas tendem a ser pequenas.

9. Comunidade engajada

A comunidade está ativamente envolvida na escola. A educação não é simplesmente uma responsabilidade dos profissionais da educação.

Sua escola é bem sucedida? Se não, que mudanças você pode fazer ou sugerir para ajudar sua escola a implementar essas características de sucesso? Entenda no artigo “5 maneiras de se manter conectado com a escola e fazer a diferença na vida do seu filho” como participar ativamente no desenvolvimento da escola dos seus filhos.

Esse artigo é uma adaptação do post “9 things that sucessfull sschools have in common” do Edweek. Acesse o conteúdo original e apoie os criadores de conteúdo.