Início » Blog » Não deixe de fazer isso,11 dicas fundamentais para garantir uma boa mudança de escola

Se o seu filho está se mudando para um novo bairro ou passando para o ensino fundamental ou médio, as primeiras semanas podem ser cheias de ansiedade e dificuldades. Essas 11 dicas ajudarão seu filho a fazer uma transição tranquila para a nova escola.

1. Faça disso um esforço de equipe.

Se você estiver escolhendo entre algumas escolas, converse com seu filho sobre o que cada uma tem a oferecer. Quando chegar a hora de selecionar aulas específicas, certifique-se de que seu filho faça parte do processo.

2. Mantenha um foco positivo.

À medida que o primeiro dia se aproxima, comece a conversar com seu filho sobre suas expectativas, esperanças e medos para o próximo ano letivo. Assegure-lhe que outras crianças estão tendo os mesmos sentimentos e que ela com certeza terá um ótimo ano. Apresente a escola como um lugar onde ela aprenderá coisas novas e fará amigos.

3. Incentive o envolvimento da escola.

Embora você não queira que seu filho fique sobrecarregado, é importante incentivar a participação em uma ou duas atividades que o interessem particularmente. É mais provável que ele se envolva academicamente se se sentir conectado por meio de uma atividade escolar, clube ou esporte. Converse com ele sobre seus objetivos para o ano letivo e como ele gostaria de se envolver na escola fora da sala de aula.

4. Garanta uma boa rotina de sono

Se o seu filho desfrutou de férias de madrugadas e manhãs preguiçosas, pode ser difícil acordá-lo para a escola no primeiro dia. Ajude a tornar essa transição mais fácil iniciando sua rotina de sono do ano letivo com uma ou duas semanas de antecedência.

5. Faça um teste

Reserve algum tempo antes do início das aulas para garantir que você e seu filho saibam para onde ir e o que fazer naquela primeira manhã. Mostre ao seu filho onde fica o ponto de ônibus ou, se ele for a pé, mapeie o caminho mais seguro para a escola, evitando terrenos baldios e locais onde não há muita gente.

Avise seu filho para sempre andar com um amigo e procurar casas seguras para ir em caso de emergência. Se você puder descobrir em que sala de aula seu filho estará, visite a sala de aula com antecedência para que ele saiba exatamente aonde ir pela manhã. Você pode até ligar para a escola com antecedência para saber sobre quaisquer procedimentos especiais do primeiro dia.

6. Estoque de suprimentos.

No primeiro dia de aula ou antes disso, certifique-se de que você ou seu filho saibam quais materiais e materiais escolares são necessários. A maioria das escolas deve fornecer uma lista útil para as séries mais baixas, mas se não, pergunte você mesmo e compre os itens o mais rápido possível.

7. Prepare-se na noite anterior.

Para evitar a correria matinal, organize o que puder na noite anterior. Separe as roupas, faça a lancheira e organize qualquer material que seu filho possa precisar. Certifique-se de acordar todos mais cedo para que você tenha tempo de sobra para se preparar com calma e sair a tempo.

8. Comece com saúde.

Incentive seu filho a comer um bom café da manhã e fazer um lanche saudável para ajudá-lo a passar o dia.

9. Acompanhe o seu filho

Mesmo que seu filho do ensino fundamental vá de ônibus regularmente ou vá a pé para a escola, você pode querer levá-lo você mesmo no primeiro dia, principalmente se ele parecer nervoso.

10. Apresente-se.

As crianças pequenas costumam ser tímidas com um novo professor. Se você levar seu filho à escola no primeiro dia, talvez queira entrar na sala de aula e apresentá-lo ao professor. Informe o professor sobre quaisquer interesses ou desafios especiais que seu filho tenha.

11. Leia sobre a escola.

Ler livros juntos sobre a escola é uma boa maneira de estabelecer o hábito da leitura e iniciar conversas sobre a excitação e os medos escolares. No Compara escola você encontra uma séria de artigos sobre a vida escolar e informações detalhadas sobre 223 mil escolas do Brasil.

Esse artigo é uma adaptação do post “11 tips for adjusting to a new school” do Great schools review. Acesse o conteúdo original e apoie os criadores de conteúdo.